Dra. Isabel Mota - "Políticas socias: Respostas urgentes e sustentadas"


Ao 5.º dia da Universidade de Verão, os alunos tiveram Isabel Mota a dar uma aula sobre “Políticas sociais: respostas urgentes e sustentadas”. Durante a tarde assistiram a um aceso debate entre o Gen. Garcia Leandro e o Prof. Armando Marques Guedes, a propósito das eleições presidenciais nos Estados Unidos da América. O convidado para o jantar-conferência foi Arlindo Cunha.

Isabel Mota iniciou a sessão da manhã começando por apresentar o retrato das políticas sociais em Portugal, para depois explanar o seu ponto de vista sobre o desenvolvimento de Portugal num contexto de coesão social e implementação Políticas Públicas.

A oradora do tema da manhã começou por diagnosticar as questões demográficas mais determinantes para o País, do ponto de vista social, como o envelhecimento da população, a integração dos imigrantes e a reabsorção do desemprego estrutural. Estes são, para Isabel Mota, os grandes desafios em termos das políticas sociais para os próximos anos. “O futuro do nosso Estado Social depende do nosso crescimento económico.

Não pode haver mais estado social sem crescimento económico. É demagógico dizer que o país tem uma política social boa, se não existe crescimento económico”, afirmou.

Isabel Mota alertou os alunos da Universidade de Verão para a situação portuguesa, que considera preocupante, dado que dezoito porcento da população encontra-se em risco de pobreza e que vinte e seis porcento da população em risco de pobreza é idosa – faixa em que as oportunidades são obviamente menos.