Jantar Conferência com Dr. Pedro Passos Coelho


Pedro Passos Coelho, economista, Conselheiro Nacional do PSD e antigo Presidente da JSD, foi o conferencista no jantar do terceiro dia da Universidade de Verão Francisco Sá Carneiro.

Carlos Coelho, director da UV2008 lançou a primeira questão a Pedro Passos Coelho, sobre quais as grandes diferenças e as grandes demarcações que o Partido Social Democrata deve assumir face ao Partido Socialista.

O orador respondeu à questão colocada por Carlos Coelho, começando por relembrar um pouco da história do PSD, uma vez que os “partidos são hoje um pouco aquilo que foram fazendo”. O PSD foi o partido que “mais lutou por um regime civil”, enquanto "o PS demorou muito tempo a encontrar o caminho para a economia de mercado e para a democracia liberal (…) Foi o PSD que trilhou esse caminho, trazendo consigo o PS". Pedro Passos Coelho lembrou também o papel do PSD no respeito pela sociedade civil e alertámos para os perigos da colectivização.

Na opinião do orador, o país que temos hoje é em muito, o “reflexo da acção e pensamento socialista” que desde 1995 Governou durante nove anos.

“José Sócrates tem sido uma espécie de Blair e de terceira via à portuguesa, mas esse modelo está a esgotar-se, não apenas em Portugal, e a provar que não consegue reformar o Estado”, afirmou.

Respondendo à questão colocada pelo director da UV, Pedro Passos Coelho acusou o Partido Socialista de ter conduzido a justiça em Portugal a uma “manta de retalhos sem sentido” e de ter aprovado uma "Lei de Segurança interna que só levará ao agravamento da actual situação".

Passos Coelho acusou o Partido Socialista de governamentalizar a segurança interna, numa “confusão intolerável das funções do Estado. “É uma situação que pode atirar-nos para a perversão democrática”, afirmou. Para Pedro Passos Coelho é fundamental restaurar as funções nucleares do Estado como são a “Justiça e a Segurança Interna”.